Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Como melhorar sua atuação na Advocacia

7 dicas fundamentais:

Publicado por Sanmatta Raryne Souza
há 6 anos

1. LEITURA sempre! Leia, leia, leia, não pare nunca de ler, leia pelo menos 1 hora por dia, para que você crie um habito denso de adquirir conhecimento e também possa sanar os erros de português que surgirem no decorrer da construção da petição.

2. DOMÍNIO DO WORD e INTERNET. Faça um curso de Word e aprenda a utilizar as técnicas do programa para uma formatação excelente, porque uma petição sem formatação é muito confuso de se ler. Ainda, faça cursos voltados para a área digital, pois, todos os processos hoje são protocolados de forma online, você precisa desse conhecimento.

3. CONSULTA AO ÍNDICE REMISSIVO. Antes de iniciar uma petição, vá até o índice remissivo do código e faça uma listagem de todos os artigos que falar a respeito do instituto que você começará a trabalhar, isso te trará uma visão panorâmica do assunto em sua totalidade.

4. FAÇA A SUBSUNÇÃO (ligue o fato a norma). Separe os artigos que você vai aplicar no caso do seu cliente.

5. ESTRUTURE A PETIÇÃO. Faça os tópicos básicos (artigo 319 do CPC) e extras (tutela antecipada) que você colocara na sua petição.

6. Pesquise JURISPRUDÊNCIAS. Antes de começar a confeccionar sua petição, pesquise jurisprudências e decisões a respeito do caso de seu cliente, verifique as tendências dos tribunais, caso não sejam tão favoráveis, não fique desanimado, porque, cada caso é um caso, e você vai lutar pelo direito do seu cliente. Persista!

7. SEJA DESTEMIDO! Por último, acredite no seu trabalho, e não se deixe intimidar pelas dificuldades, a construção de uma petição é um trabalho minucioso, e quanto mais você praticar, mais você vai se aperfeiçoar e fazer um ótimo trabalho.

Até breve!

  • Sobre o autorAdvogada e Professora com Expertise Multidisciplinar
  • Publicações103
  • Seguidores100
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações316
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-melhorar-sua-atuacao-na-advocacia/551496870

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabenizo pelo conteúdo.

Sempre digo, advogado que não gosta de ler, será sempre um profissional desqualificado.

Entre outros cursos que recomendo, uma ferramenta usada pelos profissionais, PJe.
Na minha OAB/PE há o agendamento gratuito do Tutor Pje para os advogados adimplentes, o atendimento é personalizado, ensinam na prática, instalam em seu notebook, recomendo. continuar lendo

são dicas excelente, para nos que estamos começando. continuar lendo

são dicas otimas, construtivas e aproveitavel. continuar lendo

Perfeito! Acrescento alguns comentários...

1. LEITURA sempre! Leia, leia, leia, e não apenas conteúdo jurídico. Leia literatura também e artigos de outras ciências. Nós somos advogados, nossos clientes, nem sempre. Para entender o problema do cliente, precisamos entender o mundo em que ele vive. É bom ter noção de sociologia, antropologia e História para compreender certos dramas vividos por clientes oriundos de minorias e população excluída. É bom ter noção básica de medicina para entender a doença do seu cliente e fazer uma boa quesitação de perícia, o que pode influenciar diretamente no resultado do processo. Lembre que o juiz também não é médico. Não vamos deixar tudo nas mãos dos termos técnicos do perito. Saber fazer perguntas que "traduzam" a questão é essencial. Mas pra isso, há que se ter uma noção mínima do problema, senão, não saberemos elaborar boas perguntas. É bom entender um mínimo de matemática para compreender cálculos, tanto para apresentá-los quanto para impugná-los, especialmente nas fases de cumprimento de sentença que envolvam prestação pecuniária, atuar em causas relativas a benefícios previdenciários e contratos bancários. Não estou sugerindo que façam os cálculos, mas o juiz entenderá tanto quanto você a tabela do contador. Para explicar, tem que entender. A lista é longa, então... Sim, advogado tem que entender de tudo mesmo. Advogado tem que ser culto. O aprimoramento do português virá naturalmente com o hábito da leitura. Compre para seus filhos os clássicos da literatura infantil nas versões completas. Leia em voz alta para eles aos poucos, todo dia um capítulo, etc e envolva-os, como numa novela. É surpreendente o quanto há de verdades da psiquè humana nessas histórias e o quanto isso agrega de conhecimento humano a um advogado. Esses dias eu li "Mogli, O Menino Lobo" em uma versão resumida. Segundo a história, após ser capturado pelo tigre Shere Khan, o menino foi resgatado por seus amigos e enviado para viver em segurança entre os humanos. E fim da história. Toda a aventura de uma vida foi engolida por ilustrações sem sentido, num livrinho de tamanho 10 x 15 cm e umas 10 páginas de ilustrações e a "história" contada em notas de rodapé praticamente. Não compre livros assim para seus filhos!

3. CONSULTA AO ÍNDICE REMISSIVO. Se estiver trabalhando com legislação federal, dê preferência ao site do Planalto em detrimento do código impresso. Lá também tem links remissivos e é possível seguir a dica da dra Sanmatta. O bom é que pelo site existe a garantia de você estar lidando com a versão atualizada da lei. Não vamos esquecer que nosso parlamento adora uma votação na calada da noite! Especialmente sobre temas relevantes. Não seja pego de calças na mão fundamentando seus pedidos em artigos legais que foram revogados recentemente.

6. Pesquise JURISPRUDÊNCIAS. Dê preferência aos tribunais competentes para julgar a ação em que estiver trabalhando. Ex.: Se a ação corre perante o TJRJ, prefira a jurisprudência deste. E inclua de outros para reforçar que outros tribunais têm acompanhado tal posicionamento. Somente se o seu tribunal não acompanhar sua tese, apresente somente jurisprudencias de outros. E nunca, nunca mesmo, apresente apenas a jurisprudência dos tribunais do RS. Eles são ótimos, mas demoram muito para ser acompanhados pelos demais. São progressistas em relação ao resto. A menos, é claro, que esteja atuando por lá. Ou que esteja de fato sustentando uma tese nova, onde apenas os tribunais do sul têm posição favorável.

OBSERVAÇÃO Dra. Sanmatta, eu sou pós graduada em Processo Civil. E identifiquei o seu modo de pensar com o meu. É incrível como que a formação que recebemos realmente influencia nosso pensamento e jeito de ser! continuar lendo

muito boa suas dicas continuar lendo